Return to site

O Herói em cada um de nós.

Como a jornada do herói pode te ajudar a entender sua vida melhor!

Você já parou para pensar que a maioria das histórias apresentam um roteiro parecido com personagens diferentes? Joseph Campbell, um renomado estudioso americano, analisou milhares desses contos e concluiu que são necessários apenas 12 passos para se tornar um HERÓI! Você provavelmente possui em sua vida algumas histórias que podem ser construídas por esse método e certamente recebeu diferentes "chamados" ao longo dos anos. Então que tal aprender mais sobre essa jornada? Vamos la!

Primeiro, assista esse vídeo feito por Matthew Winkler para o TED Ed, são apenas cinco minutinhos mostrando de uma forma muito interessante, o que faz de você um herói.

Agora que você gostou da ideia, vamos entender um pouco melhor!

1. O Mundo Comum

Este é onde a Jornada do Herói começará. Um local seguro, dentro de sua zona de conforto, a vida cotidiana, com a qual aprendemos detalhes cruciais sobre quem é o herói - sua natureza, suas habilidades e a forma com que observa o mundo ao seu redor. Assim, o herói humaniza-se, torna-se "gente como a gente", então, logo nos identificamos e adquirimos empatia pela sua jornada.

2. O Chamado

A aventura do herói começa ao se receber o Chamado, este, vem como uma afronta a sua segurança, sua família, seu estilo de vida, sua paz e lhe tira totalmente de sua zona de conforto. Pode não ser tão dramático como nos filmes e livros , onde o mocinho leva um tiro ou tem sua comunidade destruída. No entanto, independente de qual seja o seu chamado, ele derrubará as estruturas do seu Mundo Comum e colocará a sua frente um desafio que deve ser superado.

3. Recusa ao Chamado

Neste momento, o herói encontra-se receoso em aceitar seu desafio. Pensamentos confusos e dúvidas internas surgem, e fazem o herói se questionar o quão apto ele está para encarar os obstáculos a sua frente. Seu Mundo Comum se torna muito mais atrativo e confortável, e faz com que o herói queira desistir e sofra com suas decisões. Porém, há sempre um caminho!

4. Encontro com o mentor

Este é o ponto de virada na Jornada do Herói, quando ele desesperadamente precisa de um guia ou algo que o mostre como percorrer seu caminho. Então, ele encontra seu mentor que dará a ele um objeto de grande importância, uma visão sobre o dilema que ele enfrentará, sábios conselhos, treinamentos práticos ou até mesmo auto-confiança. Seja qual for o ensinamento fornecido, servirá para dissipar as dúvidas e os medos do herói e dar-lhe força e coragem para encarar seus desafios.

5. Ultrapassando seus limites

O herói está pronto para agir de acordo com seu Chamado e realmente começar sua busca, seja ela física, espiritual, intelectual ou emocional. Ele pode ir por vontade própria ou ser empurrado, mas de qualquer forma ele finalmente atravessa o limiar entre o Mundo Comum que está familiarizado e aquilo que deverá enfrentar. Pode ser sair de casa pela primeira vez em sua vida ou apenas fazer algo que sempre sentiu vontade. Seja quais forem os o limites a serem superados, esta ação significa o compromisso do herói com sua jornada.

6. Testes, aliados e inimigos

Agora, finalmente, fora de sua zona de conforto o herói é confrontado com uma série cada vez mais difícil de desafios. Os obstáculos são jogados em seu caminho; quer sejam barreiras físicas ou pessoas empenhadas em frustrar o seu progresso, o herói deve sempre superar cada desafio que lhe é apresentado e seguir sua jornada em direção ao seu objetivo final. O herói tem de descobrir quem são as pessoa confiáveis a sua volta. Ele pode ganhar aliados e encontrar inimigos que vão, cada um à sua maneira, ajudá-lo prepará-lo para os futuros e mais complexos obstáculos que estão por vir. Esta é a fase onde suas habilidades testadas e tudo que enfrenta e supera nos ajuda a obter uma visão mais profunda de seu caráter e, finalmente, se identificar com ele ainda mais.

7. Aproximação da Caverna mais Profunda

A caverna mais profunda pode representar muitas coisas na Jornada do Herói, como um local real em que reside um perigo terrível ou um conflito interno que até agora o herói não teve de enfrentar. A medida que o herói se aproxima da caverna ele deve se preparar, para não dar um salto em rumo ao completo desconhecido. Nos limiares para a caverna mais profunda, o herói pode voltar a enfrentar algumas dúvidas e medos como aqueles que surgiram ao começar sua aventura. Ele pode precisar de algum tempo para refletir sobre sua viagem e a estrada traiçoeira que está por vir, a fim de encontrar a coragem para continuar. Este breve pausa ajuda nos ajuda a entender a magnitude do sofrimento que aguarda o herói e aumenta a tensão que antecipa seu teste final.

8. Provação

A provação pode ser um teste físico perigoso ou uma crise interna profunda que o herói tem de enfrentar para sobreviver ou para o mundo em que o herói vive para continuar a existir. Quer se trate de enfrentar seu maior medo ou inimigo mais letal, o herói deve basear-se em todas as suas habilidades e suas experiências recolhidas no caminho para a caverna mais profunda a fim de superar seu principal desafio. Somente através de sua "morte" o herói pode renascer, experimentando uma ressurreição metafórica que de alguma forma lhe concede maior poder ou visão necessária para cumprir o sua jornada. Este é o ponto alto da história, onde tudo o que ele tem de mais valoroso é colocado em prova. Se ele falhar, ele vai morrer ou a vida como ele sabe que nunca mais será a mesma.

9. Recompensa

Depois de derrotar o inimigo, sobreviver a "morte" e, finalmente, superar seu maior desafio pessoal, o herói é finalmente transformado e atinge um novo patamar, emergindo de batalha como uma pessoa mais forte e muitas vezes com um prêmio. A recompensa pode vir de várias formas: um objeto de grande importância ou poder, em segredo, um maior conhecimento ou visão, ou até mesmo a reconciliação com um ente querido ou aliado. Seja qual for o tesouro, que pode muito bem facilitar seu retorno ao mundo comum, o herói deve colocar rapidamente suas celebrações de lado e se preparar para as últimas etapas de sua viagem.

10. O Caminho de Volta

Nesta fase a Jornada do Herói representa-se contrária ao Chamado, em que o herói atravessara o primeiro limiar. Agora, ele deve voltar para casa com a sua recompensa, mas, desta vez a antecipação de perigo é substituída com elogios, absolvição ou mesmo a exoneração do herói. Mas a caminhada ainda não terminou, ele pode precisar de um último empurrão de volta para o Mundo Comum. O momento antes do herói, finalmente completar a última etapa de sua viagem pode ser um momento em que ele deve escolher entre seu próprios objetivos pessoais ou lutar por uma causa maior.

11. Ressurreição

Este é o clímax. Aqui o herói vai de encontro com sua batalha mais perigosa. A batalha final, representa algo muito maior do que a própria existência do herói e seu resultado tem consequências de longo alcance para o Mundo Comum e as vidas daqueles que ele deixou para trás. Se ele falhar, os outros vão sofrer e isso não só coloca mais peso sobre seus ombros, mas em um filme por exemplo, agarra o público para que eles também se sintam parte do conflito e compartilhem das esperanças e medos do herói. Por fim, o herói terá sucesso e destruirá seu inimigo, para assim renascer como um novo alguém.

12. Regresso com o Elixir

Esta é a fase final da Jornada do Herói em que ele retorna para casa para seu Mundo Comum, como um Homem mudado. Ele terá crescido como pessoa, aprendido diversas coisa e enfrentado muitos perigos, mas agora aguarda com expectativa o início de uma nova vida. Seu retorno pode trazer uma nova esperança para aqueles que deixou para trás, uma solução direta para os seus problemas ou talvez uma nova perspectiva para todos. A recompensa final que ele obtém pode ser literal ou metafórica. Poderia ser um motivo de comemoração, a auto-realização ou o fim de batalha, mas que que representam três coisas: mudança, sucesso e a prova de sua jornada. Por fim, o herói completa seu ciclo e volta para seu ponto de partida, no entanto, sua vida nunca mais será a mesma.

A Caos Heróico veio ao mundo para auxiliar pessoas e organizações em suas jornadas, na busca de seus tesouros únicos. Ela faz isso através de atendimentos individuais (coaching), cocriando espaços de aprendizagem com seus clientes, parceiros e colaboradores (treinamentos e workshops) e do ajuste de programas às necessidades do seu grupo ou organizacção (consultoria, facilitação e treinamentos in loco).

Precisa de uma mão nesta sua aventura? Conte conosco!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly